Profª Soraia
Leitura 1
http://www.mundovestibular.com.br/articles/155/1/Como-Escolher-sua-Profissao/Paacutegina1.html
Leitura 2
Como preparar a participação numa feira
A participação numa feira envolve um amplo trabalho preparatório e obedece a várias regras. O estande é a estrutura onde se materializa essa participação, sendo a imagem da empresa e tem por objetivo chamar a atenção do público-alvo. A localização do estande dentro da feira não é de grande importância, já que a maioria dos visitantes percorre toda a feira, mas deve:
· Atrair o olhar;
· Informar os profissionais;
· Facilitar o convívio.
Deve-se observar as principais informações (data de realização, horários, perfil do expositor, perfil do visitante, área ocupada, número de expositores, número de visitantes esperados, meios de divulgação da feira, data e horários de montagem e desmontagem,. Após isso, deve-se iniciar o planejamento propriamente dito seguindo uma estratégia de marketing que terá por base um plano que deve incluir: objetivos da feira, análise pré-feira, identificação do mercado-alvo, escolha dos produtos a expor, coordenação do pessoal, determinação da equipe de apoio para a feira, atribuição das responsabilidades, elaboração da escala de serviço e atuação pós-feira. Para se atingir o maior número possível de visitante, é necessário apostar num marketing pré-feira, através do envio de convites, e-mail ou publicidade na imprensa. Existe um conjunto de regras que não devem ser esquecidas dentro do estande de uma empresa numa feira:
· Evitar sentar-se;
· Não ler;
· Não fumar;
· Não comer ou beber;
· Não conversar ao telefone;
· Não ficar obstruindo a visão dos clientes;
· Não deixar questões por resolver;
· Não conversar com os amigos em pequenos grupos.
O fato do visitante se dirigir ao estande receptivo e motivado é algo de que se deve tirar partido, afinal, nas feiras é possível ver, tocar ou provar os produtos. Para garantir o sucesso desta atuação é aconselhável:
· Definir uma estratégia;
· Adaptar os produtos aos mercados e escolher os produtos ou serviços mais adequados a cada feira;
· Realizar demonstrações e entregar brindes;
· Conhecer a concorrência;
· Preencher fichas de contato, com o objetivo de obter contatos que venham a transformar-se em compras;
· Aproveitar os serviços propostos pela organização (imprensa, atividades paralelas);
· Analisar o atendimento aos visitantes;
· Animar o estande;
· Manter reuniões diárias com todo o pessoal do estande;
· Fotografar o estande;
· Manter o estande limpo e arrumado.
Posteriormente, e mesmo durante a realização da feira, é importante registrar o que aconteceu no estande e na feira. Este registro deve ser feito regularmente ao longo da participação na feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário