Queridos alunos.
Segue informações referente a importância do estudo da função do 2º grau.
Espero ter colaborado
Abraços
Profª Lucinéia
Qual a importância de
estudar equação do 2º grau?
---Porque
ela representa a curva da parábola, e diversos fenômenos na natureza e na
matemática e físicas no geral se comportam de acordo com uma equação do segundo
grau.
---Vale lembrar que uma equação do segundo grau possui máximos e mínimos, imagine vc uma equação da bolsa de valores, que obedece a uma lei semelhante a da equação do segundo grau, conhecendo os máximos e mínimos, o aplicador vai saber quando vai ganhar mais dinheiro vendendo ações e evita vendê-las nos momentos próximos do mínimo, salvo se estiver precisando muito de dinheiro, além disso ele pode saber qual será o preço das ações!
---Vale lembrar que uma equação do segundo grau possui máximos e mínimos, imagine vc uma equação da bolsa de valores, que obedece a uma lei semelhante a da equação do segundo grau, conhecendo os máximos e mínimos, o aplicador vai saber quando vai ganhar mais dinheiro vendendo ações e evita vendê-las nos momentos próximos do mínimo, salvo se estiver precisando muito de dinheiro, além disso ele pode saber qual será o preço das ações!
A função quadrática (Parábola)
A função quadrática f:R->R é definida por
f(x)=ax²+bx+c
onde a, b e c são constantes reais, sendo que Dom(f)=R, Im(f)=R. Esta função também é denominada função trinômia do segundo grau, uma vez que a expressão
a x² + b x + c = 0
representa uma equação trinômia do segundo grau ou simplesmente uma equação do segundo grau. O gráfico cartesiano desta função polinomial do segundo grau é uma curva plana denominada parábola.
Aplicações práticas das parábolas
Dentre as dezenas de aplicações da parábola a situações da vida, as mais importantes são:Faróis de carros: Se colocarmos uma lâmpada no foco de um espelho com a superfície parabólica e esta lâmpada emitir um conjunto de raios luminosos que venham a refletir sobre o espelho parabólico do farol, os raios refletidos sairão todos paralelamente ao eixo que contem o "foco" e o vértice da superfície parabólica. Esta é uma propriedade geométrica importante ligada à Ótica, que permite valorizar bastante o conceito de parábola no âmbito do Ensino Fundamental.
Lançamentos de projéteis: Ao lançar um objeto no espaço (dardo, pedra, tiro de canhão) visando alcançar a maior distância possível tanto na horizontal como na vertical, a curva descrita pelo objeto é aproximadamente uma parábola, se considerarmos que a resistência do ar não existe ou é pequena.
O sinal do coeficiente do termo dominante
O sinal do coeficiente do termo dominante desta função polinomial indica a concavidade da parábola ("boca aberta"). Se a>0 então a concavidade estará voltada para cima e se a<0 estará voltada para baixo.Exemplo: A parábola, que é o gráfico da função f(x)=x²+2x-3, pode ser vista no desenho.
x | -3 | -2 | -1 | 0 | 1 | 2 |
---|---|---|---|---|---|---|
f(x) | 0 | -3 | -4 | -3 | 0 | 5 |
Exemplo: Construir a parábola f(x)=-x²+2x-3.
x | -1 | 0 | 1 | 2 | 3 |
---|---|---|---|---|---|
f(x) | -6 | -3 | -2 | -3 | -6 |
Relacionamento entre o discriminante e a concavidade
Podemos construir uma tabela que relaciona o sinal do discriminante com o sinal do coeficiente do termo dominante da função polinomial.Delta | A parábola no plano cartesiano | a>0 concavidade (boca) para cima | a<0 concavidade (boca) para baixo |
---|---|---|---|
D > 0 | Corta o eixo horizontal em 2 pontos | ||
D = 0 | Toca em 1 ponto do eixo horizontal | ||
D < 0 | Não corta o eixo horizontal |
Vamos supor que um goleiro coloca a bola em jogo com um chute forte. A bola sobe até um ponto máximo e começa a descer descrevendo, uma curva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário